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quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Investimento em TI melhora serviço médico em Florianópolis

sexta-feira, 29 de outubro de 2010, 17h23

A Unimed Grande Florianópolis (UGF), cooperativa criada por médicos da região da Grande Florianópolis como uma alternativa entre a medicina particular e a previdenciária, passa por inovações na área de TI. Entre elas estão a auditoria on-line, saúde móvel e o projeto menor tempo de espera no prontoatendimento (PA), se destacam pelos resultados imediatos na satisfação dos usuários dos planos de saúde.

O projeto de tempo de espera surgiu de uma necessidade da cooperativa em conhecer o tempo médio de atendimento nas unidades de prontoatendimento da UGF. A meta foi cumprida a partir do desenvolvimento interno de uma solução, que passou a calcular o tempo de atendimento e apresentar o dado em um painel acessível a médicos e pacientes.

Outra inovação da Unimed é o sistema de auditoria das contas médicas. Com 1.616 médicos associados, a instituição oferece serviços a aproximadamente 65% da população em potencial na sua área de abrangência, que compreende 21 municípios em Santa Catarina e precisava ser ágil na aferição das contas enviadas pelos médicos, para não apenas ser mais competitiva como também mais eficiente sob o ponto de vista financeiro. Assim, o volume de contas emitidas pelos médicos exigiu da Unimed a construção de um segundo sistema, voltado à auditoria das contas hospitalares. Sistema foi desenvolvido integralmente na plataforma Web e opera com transações de troca de arquivos XML.

O sistema, ao qual foram integrados os sistemas de gestão dos hospitais, funciona da seguinte forma: antes de integrar os novos dados ao sistema de contas a pagar, a Unimed realiza auditorias médica, enfermagem, bioquímica e administrativa para, então, integrar as contas ao seu sistema de gestão. Assim, toda a auditoria de contas foi automatizada e passou a ser sincronizada com os quatro grupos envolvidos (médico, enfermagem, bioquímica e administrativo). Tanto o associado à Unimed quanto o hospital acompanham remotamente a evolução e o status das auditorias.

Esse sistema simplifica o trabalho, por exemplo, em relação aos procedimentos de internação hospitalar, que geram um grande volume de informações a serem auditadas, para a verificação da necessidade do procedimento e até da quantidade de material utilizado. Para facilitar o trâmite de informações e a auditoria, foi implantada uma ferramenta de controle de guias de internação online. O hospital envia ao sistema as informações da internação do paciente e a equipe de auditoria faz a análise d conteúdo da guia. Também é possível estabelecer um parâmetro para o sistema executar automaticamente ações baseadas nas características dos procedimentos, o que reduz o tempo de execução da auditoria em cada guia.

Saúde móvel

O Sistema Unimed da Grande Florianópolis também vem utilizando recursos de mobilidade em benefício tanto da sua eficiência interna quanto do atendimento ao paciente. Um exemplo é a troca de informações entre a ambulância em campo e o hospital no ato do atendimento ao paciente. Os dados pessoais da pessoa atendida, por exemplo, são transmitidos via rádio para o hospital. Essas informações do paciente, assim como os dados referentes aos materiais utilizados durante o atendimento, são escritos em uma ficha e posteriormente cadastradas no sistema do hospital.

Com o objetivo ampliar a disponibilidade da informação sobre os atendimentos feitos pela ambulância (dados do paciente, endereço e materiais utilizados) – seguindo o conceito da informação acessada a qualquer hora e de lugar – foi criado um projeto voltado focado na mobilidade dos sistemas, até então acessados apenas dentro da rede local da cooperativa. "Desenvolvemos um projeto piloto disponibilizando acesso remoto seguro aos sistemas, como se a aplicação estivesse sendo acessada localmente", conta Celso Lanzillotto Martins, gerente de tecnologia da informação da Unimed Grande Florianópolis.

Ainda dentro do conceito mobilidade, a Unimed Florianópolis estuda a utilização de tablets PC e até mesmo IPads para os atendimentos de homecare, no atendimento médico e nos atendimentos de urgência em ambulâncias. "O grande diferencial dessa nova proposta é o desenvolvimento de interfaces que sejam ergonômicas para utilização com telas touchscream", conclui Martins.

Fonte:
http://www.tiinside.com.br/29/10/2010/investimento-em-ti-melhora-servico-medico-em-florianopolis/ti/203182/news.aspx

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